segunda-feira, 30 de setembro de 2013










DADOS BIBLIOGRAFICOS


            José Roberto de Santana Alves é conhecido no meio artístico como sanfoneiro Beto Hortiz.
            Filho de João Manoel Alves e Maria de Fátima de Santana, nasceu na cidade de Camaragibe – PE, aos 3 de setembro de 1974.
            Influenciado por seu avô materno, Sr. Vitor José de Santana, que era sanfoneiro, e de quem recebeu de presente uma sanfona de 80 baixos que guarda até hoje, iniciou seus estudos com um amigo desse avô chamado Bibiu da sanfona.
            Aos 12 anos já sabia que queria ser instrumentista. 
            Cresceu ouvindo Luiz Gonzaga, Sivuca e Osvaldinho e aos poucos foi definindo sua linha.
            Tornou-se exímio no dedilhado e fez do foro a sua base enriquecendo seu repertório com ritmos ecléticos: frevos, chorinhos e valsas.
            O que faz Beto Hortiz imprimir sons peculiares  no seu instrumento é a função entre o dom natural e o cuidado com que se exercita diariamente no seu acordeon  Roland digital, onde os teclados, além do som original, produzem sons sintéticos de metais e cordas, oferecendo – lhe mais possibilidades de produzir arcordes melodiosos.
            Assim, foi crescendo como músico, cravando seu nome e sua músca entre grandes artistas com quem vai tocando e gravando como: Jorge de Altinho, Alcymar Monteiro, Eliane, Paulinho Leite, Dominguinhos, Fafá de Belém, Geraldo Azevedo, Chico Bezerra, entre outros.
            Como prova do seu talento e dinamismo ao empunhar a sanfona vem participando e vencendo festivais que o destacam em Pernambuco e fora como:
2005: 1° lugar no concurso de Música carnavalescas do Recife;
2007: Ficou entre os 5 finalistas nacionais do Festival Internacional da Roland;
2007 / 2008: 2° lugar no festival do Teatro do Parque, com o frevo sanfonado 12 DE FEVEREIRO de sua autoria;
2009: 1° lugar no Festival de músicas carnavalescas, com o frevo de rua NO PASSO DO FREVO.
            Hoje, mais do que tocar em shows ou gravar com artistas renomados, Beto Hortiz é grande compositor e nesses momentos de inspiração homenagem a Carnaíba com a composição Sinfonia Carnaibana resultado de vários trabalhos realizados na terra de Zedantas onde bebe nessa fonte e rejuvenece sua criatividade.
            Em sua discografia, juntam-se trabalhos voltados para o forró como: BOTA LENHA NA FOGUEIRA (2006) E AO VIVO NA SALA DE REBOCO (2008), FREVO SANFONADO – VOL 1 (2011), com releituras de marchas e frevos para o forró e a mistura entre forró e maracatu.
            Essa mesclagem que Beto vem experimentando e testando nos palcos, está agradando por onde passa e consolidando sua carreira e posição de músico, já reconhecido em todo nordeste.
            Seu excelente trabalho é referência importante que exige a inclusão do seu nome nas inúmeras caravanas representantes de Pernambuco, no exterior, uma vez que está pronto para todos os ciclos festivos do país, seja carnaval, São João e outros eventos, quando Beto Hortiz dá nova e ampla dimensão a um instrumento clássico do cancioneiro nordestino.
            Há mais de cinco anos vem a Carnaíba durante a Festa do Poeta e Compositor Zedantas, para oferecer oficinas de sanfona, ao mesmo tempo que onde passa em outras cidades divulga esse trabalho musical que está acontecendo nessa terra, já tendo, inclusive, levado crianças daqui para se apresentar em Recife.
            Em sua trajetória por Carnaíba fez muitas amizades principalmente com os sanfoneiros por quem nutre grande estima.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário